O gênero Hemithraupis conta com três espécies, todas com ocorrência no Brasil.
A saíra-galega mede cerca de 14 centímetros comprimento. O macho é preto acima, com a região inferior das costas amarela, partes inferiores brancas, marcadas de preto, e garganta amarela e a fêmea é verde-olivácea acima e amarela nas partes inferiores. É comum na copa e nas bordas de florestas úmidas, tanto de terra firme como de várzea e, eventualmente, em clareiras adjacentes. Junta-se com frequência a bandos mistos, permanecendo muito alto, o que a torna difícil de ser observada.
A saíra-de-papo-preto mede cerca de 13 centímetros de comprimento e pesa 10 gramas. O macho possui as laterais da cabeça e a garganta pretas, uma estria amarela sobre o olho e o peito com um colar ferrugíneo e a fêmea apresenta a cabeça olivácea e o peito amarelado. É localmente comum em bordas de florestas úmidas ou secas, bosques e florestas de galeria. Em regiões densamente florestadas habita principalmente clareiras ou ambientes secundários, como ilhas de rios. Vive aos pares ou em pequenos grupos, acompanhando bandos mistos com frequência.
O macho da saíra-ferrugem apresenta a cabeça em cor ferrugem, com os lados do pescoço amarelados e o peito marrom-claro. A fêmea é quase toda esverdeada, sendo mais clara nas partes inferiores. Tem 14 centimetros de comprimento e pesa 13 gramas. É comum em bordas de florestas, bosques e capoeiras. Vive aos pares ou em pequenos grupos, procurando insetos ativamente junto à folhagem no alto das árvores. Junta-se a bandos mistos com frequência.